terça-feira, 5 de julho de 2011

Um novo jeito de viver.

Comunidade de Curitiba implanta modelo de consumo que reduz o impacto ambiental – inclusive em grandes centros urbanos.
A reportagem é de João Rodrigo Maroni, e publicada na Gazeta do Povo, 29-06-2010.
No tempo dos nossos avós, o lixo não virava lixo – virava comida de galinha. Além de ter carne e ovos fresquinhos todos os dias, o pão, o leite e o queijo eram doados pelos vizinhos, que em troca recebiam laranjas, limões e o que mais tivesse no quintal. O esterco se transformava em adubo para a horta das famílias. E o ciclo se repetia.
A poucos quilômetros do centro de Curitiba, no bairro Mossunguê, a cena ainda pode ser vista ao lado. Ao menos na Quinta da Videira, uma espécie de mini chácara autossustentável e “quartel general” do coletivo Casa da Videira, um grupo formado por 25 pessoas que, ao adotar soluções simples, do tempo da vovó, parecem estar anos adiante no que diz respeito a preservar os recursos naturais. Cada família dedica-se a estudar um tema específico, como sustentabilidade, mobilidade e segurança comunitária. Depois, todos compartilham informações.
Soluções
Em tempos de aquecimento global, mudanças climáticas e uma busca desesperada por novas soluções para diminuir o impacto das grandes cidades sobre a natureza, essa turma recicla o próprio lixo, cria animais sem incomodar a vizinhança e usa apenas um carro – só para citar algumas iniciativas ambientalmente corretas. “Queremos fazer com que o nosso jeito de ser, nossa vida, seja uma boa notícia para os outros”, resume o pedagogo Eduardo Feniman. Ele e a esposa, Debora, também pedagoga, moram na Quinta e dedicam-se exclusivamente à comunidade, o que inclui cuidar de galinhas, cabras, coelhos e da horta no fundo do quintal.
Nos canteiros, o lixo orgânico dos vizinhos transforma-se em beterrabas, couves, cenouras e muito mais. “Aqui tem três toneladas de lixo. Você está sentindo cheiro?”, pergunta Eduardo, sem esconder um sorriso ao ver a cara de espanto do repórter. Além das hortaliças, eles produzem pães, conservas, molho de tomate e geleias. Compram algumas frutas, grãos e açúcar. Uma vizinha, que tem uma vaca, doa o leite.
O professor de Administração Rene Seifert, a esposa dele, Vanessa, e o pequeno Oliver, 1 ano, também integram a Casa da Videira.Rene estudou na Inglaterra e conta que chegou a adotar lá fora ideias surgidas na comunidade. O casal de classe média está há cinco anos sem ter um carro próprio. “Temos um carro coletivo, uma kombi”, diverte-se.
Mesmo morando em apartamento, é possível adotar soluções ecologicamente corretas. “Temos a lixeira viva [equipamento compacto e simples, que faz a compostagem do lixo orgânico através da ação de minhocas, sem cheiro] e horta também. Tenho alface, escarola, rúcula, temperos”, enumera Vanessa. Debora diz que até o lixo do banheiro na Quinta é processado. Ele é queimado e as cinzas vão para os canteiros. Ela reconhece, no entanto, que o ritmo moderno nem sempre facilita mudar o estilo de vida. “Hoje em dia as pessoas buscam pelo mais fácil. Até porque trabalham, passam o dia fora de casa”, pondera. Mas a pedagoga acredita que com um pouco de força de vontade é possível mudar hábitos – como diminuir o uso de embalagens descartáveis. Na Casa da Videira, os alimentos são comprados a granel e guardados em potes de vidro, caixas e outros recipientes de uso prolongado.
Para Eduardo, antes de tudo as pessoas precisam resgatar um espírito de coletividade. Só desta forma soluções “verdes” podem ser implementadas em maior escala nas cidades. “Num apartamento, talvez eu não consiga produzir minha comida, mas em sinergia com outros isto é possível”, conclui.
BONS EXEMPLOS
Algumas cidades pelo mundo que adotaram medidas sustentáveis:
Wallington
A eco-vila conhecida como BedZED, localizada no sul de Londres, na Inglaterra, é um exemplo de comunidade sustentável. As cerca de 80 residências do bairro foram todas construídas com madeira certificada e aço reciclado. As casas foram projetadas para otimizar a luz do sol e armazenam água da chuva para a descarga dos vasos sanitários. O local também possui tratamento de esgoto próprio.
Barcelona
A cidade espanhola foi a primeira cidade europeia a ter uma lei de energia solar térmica, que entrou em vigor em 2000 e obrigou a utilização de energia solar para abastecer 60% da água quente em todas as novas construções. Além disso, a cidade ampliou em 20 vezes a área de superfície de painéis solares.
Chengdu
A cidade chinesa, de quase 5 milhões de habitantes, deu início em 1993 a um projeto de revitalização integral dos rios Nan e Fu. Com parcerias entre os setores público e privado, o governo promoveu a conscientização da opinião pública e removeu mais de 30 mil famílias das margens dos rios, que tiveram a maior parte de seus leitos restaurados. O projeto serviu de modelo para outras cidades da região.
Houston
Com mais de 2 milhões de habitantes, a cidade dos Estados Unidos lançou um programa para melhorar a qualidade de vida dos moradores, reduzindo o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A ação reduziu o consumo de energia em 641 residências através de uma maior eficiência energética e economizou 1,1 mil toneladas de CO2.

30 anos das Pastorais da Juventude do RS

Símbolo das comemorações dos 30 anos das Pastorais da Juventude do RS circula pelas dioceses e vicariatos do Estado a Tenda de Javé , tenda que tem por objetivo visitar o maior número de grupos de jovens , motivando a vivência da fé e o envolvimento  dos jovens nas comemorações dos 30 anos .
Em nossa diocese a tenda passou neste final de semana dias 4 e 5 de junho, foram feitas duas celebrações , uma na área leste de Caxias do Sul no grupo de jovens AFEC e uma missa realizada pelos grupos de jovens da área norte de Caxias do Sul na igreja Nossa Senhora Aparecida no bairro Pioneiro. Missa essa presidida pelo Pe.Rudinei Zorzo e concelebrada pelos padres Álvaro e Marcionei onde a comunidade se fez presente .Momento bonito onde a juventude fazia suas preces por mais vida e dignidade ,ofertava todo o seu dinamismo e disposição na construção do reino , agradecia por esses 30 anos de história das PJ’s onde os grupos de jovens fazem parte .A ação de graças um momento único , onde uma jovem leu uma poesia sobre “vida”, vidas que defenderam a vida nesses anos de caminhada e o Padre Marcionei cantou uma música de sua autoria em homenagem aos 30 anos das Pastorais da Juventude .Durante a celebração foi feita memória de nossos assessores e assessoras que acompanham nossa caminhada incentivando sempre nosso protagonismo .
Após a celebração os jovens colocaram anseios, sonhos de seus grupos de jovens num retalho de pano , esses que formaram uma grande Tenda de Javé no Acampamento em comemoração aos 30 anos que será realizado em Santa Maria , no mês de novembro .

Nossa Senhora de Fátima

Treze de Julho

Dia 13 de Julho de 1917 - Momentos depois de termos chegado à Cova de Iria, junto da carrasqueira, entre numerosa multidão de povo, estando a rezar o terço, vimos o reflexo da costumada luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.
- Vossemecê que me quer? - perguntei.

- Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.

- Queria pedir-Lhe para nos dizer Quem é, para fazer um milagre com que todos acreditem que Vossemecê nos aparece.

- Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi Quem sou, o que quero e farei um milagre que todos hão-de ver, para acreditar.

Aqui, fiz alguns pedidos que não recordo bem quais foram. O que me lembro é que Nossa Senhora disse que era preciso rezarem o terço para alcançarem as graças durante o ano. E continuou:

- Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados.

O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados em esse fogo, os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas em os grandes (incêndios), sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor (deveu ser ao deparar-me com esta vista que dei esse ai! que dizem ter-me ouvido). Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Assustados e como que a pedir socorro, levantámos a vista para Nossa Senhora que nos disse, com bondade e tristeza:

- Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio Xl começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.

Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia que se converterá e será concedido ao mundo algum tempo de paz (18). Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé, etc. Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco, sim, podeis dizê-lo.

Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Seguiu-se um instante de silêncio e perguntei:

- Vossemecê não me quer mais nada?

- Não. Hoje não te quero mais nada.

E, como de costume, começou a elevar-se em direcção ao nascente até desaparecer na imensa distância do firmamento.

Fonte: www.santuario-fatima.pt

Qual a posição da Igreja Católica sobre o aborto?

  Um assunto que vem sendo amplamente discutido pela sociedade é a questão do aborto. Pessoas contrárias e favoráveis se degladiam nos mais variados lugares, em debates e até mesmo em supermercados.
Na verdade, o assunto veio à tona quando a ONU abriu, a 5 de setembro de 1994, a Conferência Mundial sobre População e Desenvolvimento, na cidade do Cairo (Egito). O objetivo do encontro era firmar um documento que garantisse à humanidade do próximo século um melhor padrão de dignidade e qualidade de vida. Contudo, o aborto tratado como método de planejamento familiar tornou-se o centro das questões e, ainda hoje, vários anos após o encerramento da Conferência, a polêmica continua.
Certamente a posição contrária ao aborto manifestada pela Igreja Católica durante a Conferência do Cairo (e também mantida durante toda a sua história) demonstra sua fidelidade à Palavra de Deus que defende a vida. Vejamos por que:
  • O aborto é uma afronta direta ao Quinto Mandamento: “Não matarás (Ex 20.13).
  • A ciência prova que a vida começa durante a fecundação do óvulo; nesse momento já existe vida, o que faz que aquele ser seja dotado de alma e conhecido de Deus (Jr 1,5).
  • Ao contrário do que pregam os defensores do aborto, não é de hoje que a Igreja condena o aborto. Trata-se de preceito bíblico: em Ex 1,8-21, lemos que quando os hebreus começaram a se multiplicar no Egito, o faraó incentivou o aborto, mas as parteiras não seguiram essa recomendação porque “temiam a Deus”.
  • O mais antigo catecismo usado pelos cristãos, a Didaqué, escrito no final do século I d.C., expressa claramente: “Não mate a criança no seio de sua mãe, nem depois que ela tenha nascido” (Did 2,2b).
  Certamente o maior dom que Deus concedeu aos homens é a Vida. Torna-se inadmissível, portanto, que um cristão seja favorável ao aborto.
Aos que defendem que a mulher tem o direito de dispor de seu corpo, decidindo se deve ou não abortar, perguntamos: Será que o bebê que está naquele ventre faz parte do corpo da mãe? Ora, todos sabem que o embrião ou o feto não é um órgão da mãe, mas sim um outro ser humano.
Às mulheres que não desejam criar o filho que carregam no ventre, aconselhamos a doá-lo assim que o tiver. Não são poucos os casais que não podem ter filhos. Certamente não faltarão interessados! O que ocorre neste caso é que é muito mais fácil matar um ser que ainda não conhece e que, portanto, não lhe foi dedicado amor, do que tê-lo e doá-lo, pois depois de dar à luz, dificilmente a mãe venha a sentir ódio daquele ser tão pequeno e frágil.
Também é comum apelar-se para o aborto quando se sabe, por exames médicos, que o embrião ou feto possui alguma enfermidade que o levará à morte assim que for concebido. Por que não crer na providência de Deus? Quantos casos conhecemos de pais que, mesmo sabendo que seus filhos eram portadores de males fatais, resolveram tê-los e as crianças sobreviveram e muitas delas sem seqüelas? E quanto às que morreram? É bom saber que muitas crianças no país morrem por falta de transplante de órgãos do tamanho que precisam. Uma criança que morre logo após o parto pode doar seus órgão para crianças até 4 anos! É a morte que não gera outra morte, mas a Vida!
Dessa forma, podemos afirmar que o aborto, antes de ser um assunto religioso, trata-se de um direito humano: o direito à Vida!


Autor: Carlos Martins Nabeto

vocação

Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguém tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chama?). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta q responde.
A vida de todo ser humano é um dom de Deus."Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus"(Ef 2,10). Existimos, vivemos, pensamos, amamos, nos alegramos, sofremos, nos relacionamos, conquistamos nossa liberdade diante do mundo que nos cerca e diante de nós mesmos.
Não somos uma existência lançada ao absurdo. Somos criaturas de Deus.
Não existe homem que não seja convidado ou chamado por Deus a viver na liberdade, que possa conviver, servir a Deus através do relacionamento fraternal com os outros.

Você é uma vocação. Você é um chamado.

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... Em todas as escolhas, encontramos:

  • Deus chama dlretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
  • Deus toma a Iniciativa de chamar.
  • Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
  • Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.
Vocação é o encontro de duas liberdades:
  • a de Deus que chama
  • a do Homem que responde
Podemos fazer uma distinção entre os chamados: vocação à existência, vocação humana, vocação cristã e vocação específica, uma sobrepondo-se à outra.

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ORIGEM DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

                                 Na  sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a  festa do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com os  desejos de Nosso  Senhor, manifestados  a  Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus  cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas.  Em todas as igrejas se fazem neste  dia, solenes atos coletivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho. 

                                 No dia  16 de junho de  1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alcoque e,  descobrindo seu Coração, disse-lhe:  “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e  em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e  sacrilégios, friezas e  desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.

Quem é devoto do Sagrado Coração de Jesus?


“Tem devoção ao Sagrado Coração de Jesus, quem considera o amor que Jesus Cristo patenteou na sua vida, na morte e  no SSmo Sacramento, quem  considera os afetos, os sofrimentos da alma de Jesus Cristo.
“É devoto do Sagrado Coração de Jesus, quem ama a Jesus Cristo, imita suas virtudes;  quem Lhe faz reparação honorífica dos ultrajes que recebe e tudo isto, para corresponder ao amor que Ele nos vota.
“O Sagrado Coração de Jesus, na “GRANDE PROMESSA”, concedeu a inestimável graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta-feira de  nove meses seguidos. Pelo que  se introduziu o exercício de devoções em honra do Sagrado Coração, na primeira  sexta-feira de cada mês. Além da graça prometida, ganha-se uma indulgência plenária (Comunhão, reparação, oração e meditação por algum tempo sobre a infinita bondade do Sagrado Coração). (Pe. Réus:  “Orai”)
Jesus, portanto, quer que Lhe demos amor e  reparação das ofensas contra a  Eucaristia, honrando e venerando o seu divino Coração.
E como para nos obrigar a isto,  fez as seguintes magníficas promessas, em que fala a  misericórdia do seu Sagrado Coração:

AS PROMESSAS 


<> Dar-lhes-ei todas as graças  necessárias ao seu estado.
<> Porei paz em suas famílias.
<> Consolá-los-ei em todas as  suas aflições.
<> Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.
<> Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .
<> Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.
<> As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
<> As  almas fervorosas| altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.
<> Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.
<> Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.
<> As pessoas  que propagarem estas devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele  serem apagados.
<> A GRANDE PROMESSA:  Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder  a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a  graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus  sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.

ENTRONIZAI O CORAÇÃO DE JESUS EM VOSSO CORAÇÃO !     <>
 
Divino Amigo, perseguido pelos  inimigos e ferido no Coração pela tibieza de tantos amigos,  vos queixastes a  Santa Margarida:  “Não acho, quem me ofereça um lugar de repouso...  quero que teu coração me sirva de asilo...”, eu quero aliviar vossa queixa e  dar ao vosso Coração o asilo,  que tantas almas lhe negam, quando dizem, ao menos com as suas obras:  “Não queremos que Ele reine sobre nós”.  De minha parte, pelo contrário,  só Vós haveis de ser o meu Rei. Vivei em mim que já não quero outra vida senão a vossa, outros interesses  senão os da vossa glória, esvazio inteiramente meu coração e de par em par vo-lo abro.  Entrai, Senhor! Dai-me o vosso Coração. Ele  será o meu Rei muito amado.  A Ele consagro e abandono meus interesses espirituais e temporais, meus sentidos e  potências, minha vontade e todo o meu ser. Divino Coração de Jesus,  reinai no meu coração! Imaculado Coração de Maria, defendei e dilatai nele o Reino de vosso Filho. Amém.
Coração Eucarístico de  Jesus, Modelo do coração sacerdotal, 
Tende piedade de nós! (300 dias)
Enviai, Senhor, à vossa Igreja, 
Santos sacerdotes e fervorosos  religiosos! (300 dias)

ATO DE CONSAGRAÇÃO AOS 
SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA

 "Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, a vós me consagro, assim como toda minha família.  Consagramos a vós nosso próprio ser, toda nossa vida, tudo o que somos, tudo o que temos, e  tudo o que amamos. 

A vós damos nossos corações e nossas almas. A vós dedicamos nosso lar e nosso país. Conscientes de que, através desta consagração nós, agora, vos prometemos viver cristãmente praticando as virtudes de nossa religião, sem nos envergonharmos de testemunhar a fé.  

Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós, através deste ato de consagração.  

Amigos Para Sempre









Eu não tenho nada pra dizer
você parece, no momento
até saber o quanto eu estou sofrendo
vem, veja através dos olhos meus
a emoção que sinto em estar aqui
sentir seu coração me amando

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
na primavera ou em qualquer das estações
nas horas tristes nos momentos de prazer
amigos para sempre

Você pode estar longe, muito longe sim
mas por te amar sinto você perto de mim
e o meu coração contente
não nos perderemos
não te esquecerei
você é minha vida
tudo que eu sonhei
ligues para mim um dia

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
na primavera ou em qualquer das estações
nas horas tristes nos momentos de prazer
amigos para sempre

Não nos perderemos
não te esquecerei
você é minha vida
tudo que eu sonhei
ligues para mim um dia

Amigos para sempre é o que nós iremos ser

Deus ainda fala com as pessoas?

Um jovem espiritualista foi para o estudo da Bíblia na residência de um casal amigo.
Era noite de quinta-feira. O casal dividiu o estudo entre ouvir a Deus e obedecer a palavra do Senhor. O jovem não pode deixar de querer saber se "Deus ainda fala com as pessoas?".
Após o estudo, ele saiu para um café com os amigos que estavam na reunião familiar e eles discutiram mais um pouco sobre mensagem da noite. De formas diversas eles falaram como Deus tinha conduzido suas vidas de maneiras diferentes.
Era aproximadamente 22 horas quando o jovem se despediu dos amigos e começou
a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir: "Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouví-lo. Farei tudo para obedecê-lo".
Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho, como se uma voz falasse dentro de sua cabeça: "Pare e compre um galão de leite".
Ele balançou a cabeça e falou alto: "Deus, é o Senhor?". Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento: "Compre um galão de leite".
O jovem pensou em Samuel e como ele não reconheceu a voz de Deus, e como Samuel correu para Ele. "Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite". Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil.
Ele poderia também usar o leite. O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.
Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido "Vire naquela rua". Isso é loucura, pensou e, passou direto pelo retorno. Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua. No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua. Meio brincalhão, ele falou alto:
"Muito bem, Deus. Eu farei". Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar. Ele brecou e olhou em volta. Era uma área misto de comércio e residência. Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.
Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.
Novamente, ele sentiu algo, "Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua". O jovem olhou a casa.
Ele começou a abrir a porta, mas voltou a sentar-se. "Senhor, isso é loucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?". Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.
Finalmente, ele abriu a porta, "Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas. Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem. Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui".
Ele atravessou a rua e tocou a campainha. Ele pôde ouvir uma barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança. A voz de um homem soou alto:
"Quem está aí? O que você quer?". A porta abriu-se antes que o jovem pudesse
fugir. Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pé na sua soleira.
"O que é? ". O jovem entregou-lhe o galão de leite.
"Comprei isto para vocês". O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto. Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha. O homem seguia-a segurando no braços uma criança que chorava. Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando
"Nós oramos. Tínhamos muitos contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado. Não tínhamos mais leite para o nosso bebê. Apenas rezei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite".
Sua esposa gritou lá da cozinha:
"Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco... Você é um anjo?
O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o nas mãos do homem. Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face. Ele experimentou que Deus ainda responde aos pedidos justos e verdadeiros.

(autor desconhecido)
Todo dia existe Deus

Um dia me perguntaram se eu acreditava em Deus.
Eu então lhes respondi da maneira como eu pensava.
Entre a lua e as estrelas num galope, num tropel,
Pisando nas nuvens brancas eu vi Deus passar no Céu.

Todo dia existe Deus...No sorriso da criança, no canto dos passarinhos,
No olhar, na esperança...

Todo dia existe Deus...Na harmonia das cores, na natureza esquecida,
Na fresca aragem da brisa, na própria essência da vida...

Todo dia existe Deus...No regato cristalino, pequeno servo do mar,
Nas ondas lavando as praias, na clara luz do luar...

Todo dia existe Deus...Na escuridão do infinito, todo ponteado de estrelas,
Na amplidão do universo, no simples prazer de vê-las...

Todo dia existe Deus...Nos segredos desta vida, no germinar da semente,
Nos movimentos da Terra, que gira incessantemente...

Todo dia existe Deus...No orvalho sobre a relva, na natureza que encanta,
No cheiro que vem da terra, e no sol que se levanta...

Todo dia existe Deus...Nas flores que desabrocham perfumando a atmosfera,
Nas folhas novas que brotam anunciando a primavera...

Deus é capaz, Deus é paz,
Deus é a esperança, é o alento do aflito,
O Criador do Universo, da luz, do ar, da aliança...

Deus é a justiça perfeita, que emana do coração.Ao perdoar quem ofende, Ele é o próprio perdão...

Será que você não viu ainda o rosto de Deus
No colorido mais belo dos olhos dos filhos seus?

Deus é constante e perene, é Divino, de tal sorte
Que sendo a essência da vida é o descanso na morte...

Não há vida sem a volta e não há volta sem vida.
A morte não é a morte, é só a porta da vida...

Todo dia existe Deus...No ciclo da natureza, neste ir e vir constante,
No broto que se renova, na vida que segue adiante,
Em quem semeia bondade, em quem ajuda o irmão
Colhendo felicidade, cumprindo a sua missão...

Todo dia existe Deus...No suor de quem trabalha, no calo duro das mãos,
No homem que planta o trigo, no trigo que faz o pão,
Você pode sentir Deus dentro do seu coração...

Rita Pando - Direitos reservados à Paróquia Santa Catarina - Vila Santa Catarina - São Paulo - SP

Oração do Amigo



Senhor, Olhai pelo meu amigo!
Que as pedras sejam removidas do
seu caminho,
Que tenha forças para carregar
seus fardos,
Que encontre coragem
para resistir ao mal,

Que possa ver o amor em todos os seres,
Que seja abraçado pela lealdade,
Que encontre conforto e saúde
se estiver doente,
Que seja próspero e saiba partilhar,

Que tenha paz cobrindo seu espírito,
Que sua mente obtenha os conhecimentos,
Que use sabedoria para aplicá-los,
Que saiba distinguir o Bem do mal,
Que tenha Fé
para manter-se forte na dor.

Senhor,
Olhai pelo meu amigo!
Protegei cada passo que ele der,
Que a cada novo dia
ele aceite o novo,
Que saiba alegremente
comunicar novidade.

Que Vos sinta em todos os momentos
E que tenha o Vosso colo
por toda a Eternidade.