terça-feira, 6 de setembro de 2011

Prudentopolis

Paraná recebe dois grandes eventos da Igreja Greco-Católica Ucraniana


De 31 de agosto a 10 de setembro, o estado do Paraná recebe a liderança mundial da Igreja Greco-Católica Ucraniana em dois grandes eventos: a Assembleia Mundial (de 31 de agosto a 4 de setembro) e o Sínodo dos Bispos (de 5 a 10). Os dois encontros contam com a participação de 300 pessoas, entre representantes da Igreja vindos da Alemanha, Ucrânia, França, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Paraguai, além do Brasil.
O país foi escolhido para ser sede desses dois eventos por comemorar, em 2011, os 120 anos da imigração ucraniana no Brasil. A cidade de Prudentópolis (PR) recebeu a Assembleia Mundial, ou Sobór, como é conhecida pelos ucranianos, por contar com uma população formada por 75% de descendentes de ucranianos, ou seja, mais de 37 mil habitantes. O tema refletido nos quatro dias foi “A vocação à vida religiosa”.
O Sobór é uma importante assembleia que reúne bispos, sacerdotes, religiosos e leigos de todas as Eparquias da Igreja Greco-Católica da Ucrânia (Ugcc) e se realiza a cada cinco anos.
Para o primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Svyatoslav Shevchuk, é significativo que esta 5ª sessão do Sobór se realize fora da Ucrânia. “A Igreja Ucraniana foi organizada na América Latina pelos religiosos. Esta é a força de nossa Igreja, que no último século tem servido os ucranianos em países remotos. Hoje, nos concentraremos no conteúdo e na forma de vida dos religiosos”, destacou o primaz.
Já o Sínodo dos Bispos iniciou hoje, 5, na Casa de Retiros Mossunguê, em Curitiba (PR), contando com a presença de mais de 40 bispos da Ucrânia e das Eparquias da Diáspora. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis e o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, participam do encontro.
Em seu discurso, nesta manhã, o presidente da CNBB disse que o Sínodo é sempre um momento privilegiado para fomentar a união entre o Romano Pontífice e os Bispos, partilhar experiências pastorais, celebrar juntos e buscar à luz da Palavra de Deus e do magistério da Igreja unidade na ação evangelizadora diante dos desafios do mundo atual.
“A Igreja Católica do Ocidente e do Oriente é uma só e única Igreja fundada pelo Cristo Senhor. Esta comunhão na Igreja Católica se manifesta, principalmente, pelo batismo, a eucaristia e a comunhão com o Bispo de Roma, sucessor de Pedro. As Igrejas do Oriente e a Igreja de tradição latina (Igreja do Ocidente) se necessitam reciprocamente. A Igreja do Ocidente necessita da oração, da solidariedade, da longa e rica experiência espiritual, teológica e cultural da Igreja do Oriente. Por sua vez, a Igreja do Oriente necessita de nossas orações, de nosso exemplo de fidelidade ao nosso rico e variado patrimônio das origens e à nossa unidade na variedade e multiplicidade”, disse o cardeal, presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno.
Dom Damasceno parabenizou os imigrantes ucranianos instalados no estado do Paraná, e destacou a contribuição desse povo para p desenvolvimento da região. “Parabenizo os imigrantes ucranianos: leigos, sacerdotes seculares e religiosos basilianos que há 120 anos chegaram ao Brasil e se fixaram, principalmente, aqui no estado do Paraná e muito tem contribuído para o desenvolvimento desta região, com o seu trabalho e seu rico patrimônio de tradições culturais e religiosas”, disse.

A Igreja

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é uma Igreja particular sui juris - igrejas particulares autônomas que estão em plena comunhão com o papa - da Igreja Católica, de rito Bizantino. Conta atualmente com cerca de 6 a 10 milhões de fiéis, metade dos quais vivem na Ucrânia, sua sede principal.
A população de descendentes de ucranianos no Brasil é de aproximadamente 500 mil, e se concentra principalmente no estado do Paraná.
O encerramento do Sínodo será dia 11 de setembro, com a celebração da Missa Solene, na Catedral de São João Batista (Av.Kennedy). O motivo central da missa será celebrar os 120 anos de imigração ucraniana no Brasil.