domingo, 12 de dezembro de 2010

creio

CREDO APOSTÓLICO

O que é : concordo com o que está dito em todas as afirmações e me alio à tradição dos antigos (dos apóstolos?).

Origem : do tempo apostólico? Conhecido na Didaqué (II século).


Creio

É uma afirmação. É também uma posição. Pode ser uma posição apenas ideológica, apenas intelectual, apenas ‘apenas’. É, sobretudo, uma atitude de adesão: não a um corpo de doutrinas, nem a uma instituição; é uma atitude de adesão ao Senhor Jesus Cristo de cujo amor sem medidas se faz uma experiência ímpar, impactante, duradoura. Quero marcar minha vida com esta afirmação.



Deus

Para muitos é apenas um ser superior que não tem identidade nem forma. Para outros origem e fim de tudo, a causa primeira de todas as coisas, mas sem envolvimento afetivo com nada. Para alguns é alguém que tem um amor paterno/materno (expressões humanas projetadas miticamente ao mundo do divino) sobretudo ao pobre, pois Deus não faz acepção de pessoas. É justamente o pobre que não tem como comprar Deus. Quando consigo encontrar-me com a miséria que sou lá encontro o amor de Deus, pois Ele mora comigo, não onde está meu orgulho, mas ... lá ... embaixo!, junto às minhas misérias.



Pai

Assim revelado por Jesus de Nazaré. O paizinho (Abba) é providente, é compaixão, é paciente, é reconciliador. Merece total confiança. Nunca vai poder querer nenhum mal. Este será sempre opção nossa. É preciso aceitar que Deus ame minhas misérias para então ter a audácia, como a doutora Santa Teresinha de Lisieux, de amar sem medidas a Deus, papai.



Todo poderoso

Nós olhamos para sua obra e ficamos maravilhados. Todas as coisas passam e só Ele permanece. O que Ele fez é lindo e muito bom. Ele fez um universo imenso, inatingível ao habitante da Terra. Segundo estimativas a extensão do Universo seria de 15 bilhões de anos/luz. (Sabemos que a luz tem a velocidade fantástica de 300 mil quilômetros por segundo. Ele tudo pode.



Criador

Houve uma evolução no Universo. Este teria iniciado do modo como o conhecemos hoje há 16 bilhões de anos com uma grande explosão de uma energia que estava superconcentrada. A Terra teria a idade de 5 bilhões de anos. A vida começou a existir sobre a Terra faz 4 bilhões de anos. Sinais da presença humana sobre a terra tem de 4 a 5 milhões de anos. Apesar desta evolução alguém deve ter dado o início e colocado uma força evolutiva em tudo.



Do céu

Não creio na imagem mítica que eu fazia de céu em tempos de criança e adolescência. Este céu, eu sei, não existe. Não tenho nenhuma prova da sua existência. É uma utopia (sem lugar). Aceito o sonho da humanidade por uma realidade além desta aqui na Terra. Aceito a palavra de Jesus de Nazaré a respeito desta realidade depois da morte. Será, seguramente, a grande surpresa para todos nós.



E da terra

A Terra é do Pai Criador. A humanidade foi encarregada de administrá-la e tornar a terra um paraíso para toda a humanidade. Ninguém é dono.



E

Uma conjunção não disjuntiva, nem comparativa simplesmente, mas uma comparativa de igualdade. Jesus é igual ao Pai. Nem mais nem menos!



Em Jesus Cristo

Ato de pedir ajuda

Não devemos esperar uma ajuda satisfatória de quem tem limitações similares as nossas. Têm-se dificuldades e não temos soluções que as resolvam, somos impotentes ou incapazes para ajudar os outros com problemas parecidos. O melhor que geralmente podemos fazer nessas circunstancias e identificar e compartilhar nossas limitações e sofrimentos em comum, em busca de algumas soluções.

Procurando outras pessoas que já vivenciaram e superaram problema semelhante ao nosso, compartilharmos um coração pesado com alguém que tem a sabedoria, força e conhecimento para carregá-lo nos libertando desse peso por tempo suficiente para encontrarmos uma solução.

Hoje eu sei que, para auxiliar os outros de maneira eficaz, devo primeiro ajudar a mim mesmo. Admito que necessito de auxilio de alguém mais sábio e forte do que eu, não importando o quanto isso fira meu orgulho.





Por marciano pozzebon

cantinho da saúde



Prevenção da AIDS



A síndrome da imunodeficiência é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). É caracterizada pelo desenvolvimento de uma acentuada deficiência do sistema imunológico predispondo o organismo a infecções oportunistas (fungos, bactérias, vírus, parasitas) neoplasias e manifestações neurológicas. Mulheres, em especial, devem ser bastante atenciosas, principalmente gestantes, devido á transmissão vertical. Denomina-se transmissão vertical do HIV a situação em que a criança é infectada pelo vírus da AIDS durante a gestação, o parto ou por meio da amamentação.

No Brasil cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV, 544.846 desenvolveram a doença e 217.091 morreram em conseqüência da AIDS.


Fonte: www.aids.gov.br

A lição do rio

E o RIO corre sozinho.

Vai seguindo seu caminho.

Não necessita ser empurrado. Pára um pouquinho no remanso.

Apressa-se nas cachoeiras.

Desliza de mansinho nas baixadas.

Precipita-se nas cascatas. Mas, no meio de tudo isso vai seguindo seu caminho.

Sabe que há um ponto de chegada.

Sabe que seu destino é para a frente.

O rio não sabe recuar.

Seu caminho é seguir em frente.

É vitorioso, abraçando outros rios,

vai chegando no mar.

O mar é sua realização. É chegar ao ponto final.

É ter feito a caminhada.

É ter realizado totalmente seu destino.

A vida da gente deve ser levada do jeito do rio.

Deixar que corra como deve correr.

Sem apressar e sem represar. Sem ter medo da calmaria e sem evitar as cachoeiras.

Correr do jeito do rio, na liberdade do leito da vida, sabendo que há um ponto de chegada.

A vida é como o rio.

Por que apressar?

Por que correr se não há necessidade? Por que empurrar a vida?

Por que chegar antes de se partir? Toda natureza não tem pressa.

Vai seguindo seu caminho. Assim é a árvore, assim são os animais.

Tudo o que é apressado perde o gosto e o sentido.

A fruta forçada a amadurecer antes do tempo perde o gosto.

Tudo tem seu ritmo.

Tudo tem seu tempo.

E então, por que apressar a vida da gente?

Desejo ser um rio.

Livre dos empurrões dos outros e dos meus próprios. Livre das poluições alheias e das minhas.

Rio original, limpo e livre.

Rio que escolheu seu próprio caminho.

Rio que sabe que tem um ponto de chegada. Sabe que o tempo não interessa.

Não interessa ter nascido a mil ou a um quilômetro do mar.

Importante é chegar ao mar.

Importante é dizer "cheguei".

E porque cheguei, estou realizado.

A gente deveria dizer: não apresse o rio, ele anda sozinho.

Assim deve-se dizer a si mesmo e aos outros: não apresse a vida, ela anda sozinha.

Deixe-a seguir seu caminho normal.

Interessa saber que há um ponto de chegada e saber que se vai chegar lá.

É bom viver do jeito do rio!

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores,

valeu a sombra das folhas;

se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ( Henfil )



A familia

Como é bonito uma família que permanece unida.
Esta frase acima é da musica do Padre Ezequiel Dal Pozzo. Ela nós retrata uma relação muito grande diante da presença de nossa família unida e em tê-la ao nosso meio. Muitas pessoas, em suas vidas ficam sozinhas vagando pelo mundo sem a companhia ou apoio de sua família.

Que vida é está? Por acaso Deus quer que nós fiquemos sozinhos? Ou somos nos que escolhermos este destino?

Não existe uma união tão bela quanto a da família. Ela é tudo para o nosso ser, para o nosso viver.

É comum vivenciarmos violências para com os familiares envolvendo pais contra filhos e vice-versa, o mundo está cada vez mais revoltado mais violento. Para nós contornarmos está realidade precisamos estar em união com as nossas famílias.

Pois Deus quer a união das famílias e não o afastamento. Se o cristão tem em mente esta frase: Ame ao próximo, assim como Deus nos amou, a sua família será feliz, unida pois o amor de Deus se faz presente em cada membro desta família.

Portanto você jovem que neste momento está lendo este artigo, respeite a sua família, os seus pais, pois estas pessoas vão te ajudar e te defender dos perigos da vida que poderá te abalar.

A família é tudo é um bem precioso que não tem preço.

Para nós neste momento o que resta é refletir sobre esta frase: Como é bonita, uma família que vive e permanece unida.



Por marciano pozzebon
“A família, apesar de ameaçada, permanece a fonte de esperança do mundo”.



(João Paulo II)

A casa

Certo dia, a solidão bateu à porta de um grande sábio. Ele convidou-a para entrar. Pouco depois, ela saiu decepcionada. Havia descoberto que não podia capturar aquele ser bondoso, pois ele nunca estava sozinho, estava sempre acompanhado pelo amor de Deus.

De outra feita, a ilusão também bateu à porta daquele sábio. Ele, amorosamente, convidou-a a entrar em sua humilde morada. Logo depois, ela saiu correndo e gritando que estava cega. O coração do sábio era tão luminoso de amor que havia ofuscado a própria ilusão.

Em um outro dia, apareceu a tristeza. Antes mesmo que ela batesse à porta, o sábio assomou a cabeça pela janela e dirigiu-lhe um sorriso grandioso. A tristeza recuou, disse que era engano e foi bater em alguma outra porta que não fosse tão luminosa.

A fama do sábio foi crescendo e a cada dia novos visitantes chegavam, objetivando conquistá-lo em nome da tentação. Em um dia era o desespero, no outro a impaciência. Depois vieram a mentira, o ódio, a culpa e o engano. Pura perda de tempo: o sábio convidava todos a entrar e eles saíam decepcionados com o equilíbrio daquela alma bondosa.

Porém, um dia a morte bateu à sua porta. Ele convidou-a a entrar. Os seus discípulos esperavam que ela saísse correndo a qualquer momento, ofuscada pelo amor do mestre. Entretanto, tal não aconteceu. O tempo foi passando e nem ela nem o sábio apareciam. Os discípulos, cheios de receio, penetraram a humilde casa e encontraram o cadáver de seu mestre estirado no chão.

Começaram a chorar ao ver que o querido mestre havia partido com a morte. Na mesma hora, entraram na casa a ilusão, a solidão e todos os outros servos da ignorância que nunca haviam conseguido permanecer anteriormente naquele recinto. A tristeza dos discípulos havia aberto a porta e os mantinha lá dentro.

MORAL A HISTÓRIA: Entram em nossa morada aqueles a quem convidamos, mas só permanecem conosco aqueles que encontram ambiente propício para se estabelecerem.

Vinde a mim,


Todos os que estais

Cansados e sobrecarregados,

E eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo

E aprendei de mim,

Porque sou manso

E humilde de coração;

E achareis descanso

Para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave,

E o meu fardo é leve.



Jesus de Nazaré
Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor



/:Lâmpada para os meus pés, Senhor


Luz para o meu caminho:/

Discipulado de Maria

“O grande modelo do seguimento é Maria. Nela descobrimos todas as características do discipulado: a escuta amorosa e atenta (cf. Lc 1,26-38), a obediência à vontade do Pai (cf Lc 1,38), a fidelidade a ponto de acompanhar seu filho até a sua cruz (cf. Jo 19,25-27) e continuar sua missão evangelizadora (cf. At 2)” (Estudos da CNBB n 93, p 27).

A escuta amorosa: como se trata de palavras de amor e que nos interessam sumamente não deveria haver outra forma de escuta. Mas, digamos a verdade. Muitas vezes nem escutamos. Muitas vezes fazemos a Palavra dizer o que nós gostaríamos que ela dissesse. São tantas as vezes que a palavra se tornou apenas uma ordem moral. E aí, há muito já se foi a paixão, o amor escandaloso de Deus para com sua criatura, tantas vezes fétida, miserável, cheia de pus do egoísmo e da vaidade. A escuta amorosa supõe a experiência do amor daquele que pronuncia as palavras. E Maria escutou: “tu és cheia de graça” (kecharitumene é uma expressão grega de enamorado declarando sua paixão): é a declaração da paixão de Deus por Maria. Você já deixou que Deus entrasse dentro de sua miséria e lhe dissesse que o ama loucamente? Porque você não quer ouvir isso? Fica com medo de ficar devendo alguma coisa que não consegue pagar? Ou sabe que vai ser uma aventura cujo desfecho lhe escapa das mãos? Você se deixa amar por Deus? Ou pensa que Deus não tem tempo a perder com você? Desde o momento em que você deixa que Deus ame loucamente a você, terá também gosto de ouvir sua palavra Como vai ser tua escuta amorosa ? Resolva algumas coisas bem práticas...

A escuta atenta: às vezes a gente faz de conta que escuta, mas, na verdade, não está nem aí! A gente valoriza o próprio pensamento (muito importante aos olhos míopes da gente e até mais importante que uma eventual palavra de outros, mesmo que seja de Deus). Muitas vezes deveríamos fazer a humilde pergunta: O que mesmo Ele quis dizer? A escuta atenta implica sobretudo a prática. Quem faz a vontade do Pai não é aquele que diz sim, mas mesmo tendo dito não faz o que o Pai pediu. (cf Mt 21,28-32). E aí nem sempre nos encontramos.Ter ouvidos de discípulo é o pedido que Isaías faz: Isaías 50,4s. Saber escutar é se perguntar o que a pessoa quis dizer. Não são as aparências externas da palavra mas o seu “espírito”que deve ser considerado.

A obediência à vontade do Pai: Ob e audire são os vocábulos latinos que compõem a palavra obediência. Está presente aí o verbo ‘ouvir’ e a preposição ‘por causa de’; Percebe-se que a semântica do vocábulo obediência fica interessante. Ouvir, ou escutar por causa de. Dar razões à escuta, à audição. Deus merece crédito para que eu obedeça? A vontade do Pai é sempre a salvação e nunca a perdição de ninguém. O prazer de Deus é salvar. Saberá isto mais claramente quem decide pôr em prática a vontade do Pai.

A fidelidade: permanecer no caminho da obediência nem sempre é fácil. A escalada (usando a imagem da montanha com suas dificuldades de acesso) não é simples, não é fácil. Muitas vezes a gente quer se estabelecer na metade da montanha e já fica satisfeito, mas não sabe que a beleza verdadeira da vida é no alto da montanha. Acomodar-se ao já conquistado é uma tentação que assalta a todos não é por nada que Marcos nos diz: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” Mc 13,13b.

Continuar sua missão evangelizadora: Maria não encerrou sua tarefa na cruz. Ela acolheu a vida, a obra, as palavras de Jesus. A cruz poderia ser considerada com facilidade como o fim da pessoa crucificada. Nada mais conta, nem a vida nem as palavras nem a própria pessoa do crucificado. Maria apostou no caminho de Jesus crucificado como caminho de vida nova. Ajudou a Igreja iniciante a seguir Jesus de Nazaré, seu filho. Encontraram na cruz linguagem de salvação. Maria é a mãe da Igreja porque a ajuda a nascer e crescer.

Quais destes quatro aspectos são mais difíceis para mim? O que deveria fazer para que eles se tornassem uma realidade viva em minha vida ministerial? O que vou fazer para que estes aspectos que faltam em mim realmente sejam cultivados?
ROSINHAS BELAS E PERFUMADAS 09/ 09/2000



Minhas bênçãos vos venho trazer e junto Meu convite .

Sedes filhas sede esposas de Meu Santo Filho Jesus

Basta o vosso sim e Ele realizará em vós grandes maravilhas e graças

Não vos preocupeis com vossas famílias que Eu mesma tratarei de cuidar para sua santificação.

Os Santos de Meu Filho deixarão tudo para O seguir , façam vós o mesmo.

E Meu Filho só espera o vosso sim . Tudo o que tem a ti entregará. O Paraíso, entregará como um

Esposo entrega seus bens a esposa dividindo-o.

Os bens que temos é a redenção; a vida eterna.

Cada filho ou filha tem a sua vocação. Discernimento é o que falta.

Meu Filho ficaria muito feliz se cada uma de vós vivesse para Ele e só para Ele tivesse que prestar

contas.

Eu a Mãe de Jesus e de todos os povos diante do Santíssimo diante de Jesus Sacramentado, vos falo.

Tenho um amor por vós , maior que possam imaginar . Tenho um amor por vós, maior que possam

imaginar . Tenho-vos em Meu Imaculado Coração e nos dias de tentações e trevas.

Meu Imaculado Coração, será para vós o refúgio seguro que preparei afim de que passais com

Serenidade e amor os momentos de grande medo e tribulações.

Aquele que ama o Meu Filho, será amado mais ainda pelo mesmo Senhor.

Aquele que entrega-se à Sua disponibilidade, terá a recompensa divina.

Ö filhas de amor.

Ö filhas de consolo consolai Meu Imaculado Coração, que se encontra lacrimejado

Fazei somente o que é correto e aos olhos de Deus Pai, fazendo ; penitências, jejuns, oração

Do Santo Rosário, Adoração ao Santíssimo.

Minhas Rosinhas belas e perfumadas, cuja amais Bela e Perfumada vos ama.

Sede o Meu consolo. Só o nosso consolo de Meu Santo Filho e Meu.

O dono das trevas não terá poder sobre vós , porque os Meus escolhidos são Meus.

Ö alminhas que estão sendo purificadas tratem com respeito o Santíssimo Sacrário.

Porque na maioria das Igrejas o Santíssimo é abandonado , é tratado com desrespeito e

Fica totalmente sem consolo. Sede vós ó alminhas consoladoras de Cristo Jesus.





Nossa Senhora Mãe dos Povos.





Mensagem recebida pela confidente Zenilda.
“Cada Filha Piedosa é uma Rosa para Maria e uma rosa é singela e perfumada. Não haverá dentre as rosas a mais bela, porque a mais bela será sempre Maria”.



“Cada Filha Piedosa servirá ao Deus Criador com o seu perfume e a sua beleza por Ele mesmo concedidos. E todas serão sempre Rosas aos olhos do Pai Celestial”.

“A nossa Missão é estar em oração diante da Cruz”.

Vivemos o Espírito Mariano, que é marcado pelo silêncio.

Oração do Rosário, alegria e paz.

“O centro da vida de nossa Congregação é a EUCARISTIA
Oração do Papa João Paulo II


Bendito sejais Vós, Senhor

Pai que estais no Céu...

A Vós, nosso louvor...

Obrigado, Pai bondoso,

pelo dom do Ano Jubilar,

fazei que seja um tempo

favorável, Ano do grande

retorno à casa paterna...

Clementíssimo Pai, fazei que

no Ano Santo se fortaleça

Nosso amor por Vós e pelo

próximo; que os discípulos de

Cristo promovam a Justiça

e a Paz; aos pobres seja

Anunciada a boa nova e a

Igreja Mãe faça sentir o seu

Amor de predileção pelos

pequeninos e pelos

Marginalizados... A Vós,

Pai da vida, princípio sem

princípio, Suma Bondade e Luz

Eterna, com o Filho e com

o Espírito Santo seja dada

Honra e Glória, Louvor e

Gratidão, pelos séculos sem fim.

Amém.

O segredo de Maria

Trabalhe. – E reze.

Fique em silêncio. – E reze.

Ame. – E reze.

Escute. – E reze.

Não discuta. Não queira ter razão. – Cale-se.

Não julgue. Não condene. – Ame.

Não olhe. Não queira saber. – Abandone-se.

Não arrazoe. Não entre em profundidade dos problemas. – Creia.

Não se agite. Não procure fazer. – Reze.

Não se inquiete. Não se preocupe. – Tenha fé.

Quando você fala, Deus se cala – e você diz coisas equivocadas.

Quando você discute, Deus é esquecido – e você peca.

Quando você argumenta, Deus é humilhado – e você pensa em coisas vãs.

Quando você se apura, Deus é distanciado – e você tropeça e cai.

Quando você se agita, Deus é lançado fora – e você fica na obscuridade.

Quando você julga o irmão, Deus é crucificado – e você se julga a si mesmo.

Quando você condena o irmão, Deus morre – e você se condena a si mesmo.

Quando você desobedece, Deus fica distante – e você morre.

O mundo irá acabar?

O mundo irá acabar? Esta pergunta deixa muitas pessoas de cabelos em pé, realmente é uma questão muito grave de ser tratada.

Cada ser tem o seu próprio pensamento, e cada pensará em seu interior o que está presenciando neste momento.

Ao seu redor está vivenciando guerras, revoltas, falsos candidatos aos governos, religiões sendo criticadas... Ao ligar a televisão nos noticiários vê-se somente mortes, guerras ... Até foi lançado um filme 2012.

Perante estas afirmações ainda há duvida de que o mundo irá acabar?

O ser humano muitas vezes é deixado se levar pela mídia que fazem a cabeça das pessoas, muitas vezes perante estas visões muitos seres se suicidam tiram a própria vida sendo em massa ou somente ele.

A percepção dos ser humanos as vezes é muito fraca e isto acarreta em seu próprio auto destruição. Através desta realidade a mídia em geral acaba acarretando um certo medo nas pessoas.

O mundo está sofrendo muito com os desastres ecológicos feito pelo homem e pela natureza. Mais perante estas situações não é preciso se desesperar e sim agir para que esta situação seja normalizada e volte como era a anos atrás onde não se ouvia destruições e tantos desastres que estão ocorrendo agora.

Para que cada um, não sofra com as conseqüências é necessário que cada ser humano peça aos governantes para que façam algo para impedir que o mundo se auto destrua devido aos aquecimento global para que tomem um rumo para criar leis severas para os poluentes e que façam campanhas conscientizando á todos para cuidarmos do mundo.

Desta maneira o planeta se tornará melhor habitável e não irá terminar.

Ó cruz de amor



1- Erguida para os céus, perfumada como a flor,

Sois o dedo de Deus, ó paixão do Redentor.

Ó Cruz de amor.Quem se abraçou à cruz,

Só por amor,caminha com Jesus.



(Refrão): Ó Cruz de amor,Ó Cruz de Jesus Cristo,

Sê nosso auxílio,e luz da nossa noite.

Ó Cruz de amor,Ó Cruz de Jesus Cristo,

Sê nosso auxílio, e luz das nossas vidas.



2- Sois luz na escuridão, como uma estrela nos céus.

Levai-me pela mão, para o coração de Deus.

Ó Cruz de amor,

Quando eu vivo sem luz,

Sois proteção nos braços de Jesus


3- Aos pés da Santa Cruz está presente a Mãe de Deus,

Como aos pés de Jesus amorosa clama aos Céus,


Perdem a Deus, perdendo o seu Jesus.

(Enquanto o mundo mergulha na escuridão,Deus espalha pela Terra a luz da Sua Cruz,a luz do Seu coração).

O amor de Cristo nos impele

“O amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14). São Paulo fica impressionado com o amor gratuito que Cristo nos tem. É um amor tão grande que ultrapassa de longe nossa compreensão de amor. Como pode ser que Cristo nos ame mesmo sendo ainda pecadores? É mais uma vez Paulo, na carta aos Romanos, que se interroga sobre a possibilidade e estranheza de tal amor inexistente entre os seres humanos (Rm 5,7-8). Você consegue aceitar que Cristo ame você e muito mais do que você pode imaginar? Você tem contato com este amor apaixonado de Cristo por você?

Como você ama aquele que é seu inimigo? Já consegue fazer isto? Como é que você não ama seu inimigo se tem a missão de lhe oferecer a salvação?

Em Lucas 19,41ss lemos: E, como estivesse perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: “Ah! Se neste dia também tu conhecesses a mensagem de paz!” Seu amor pela cidade onde você está também chega às lágrimas? Quando foi que você chorou a cidade onde está? Você ama? Você tolera? Você despreza a cidade onde está? Você ama o Vicariato e sua caminhada?

Você tem coragem de amar apaixonadamente? O que significa amar apaixonadamente? Certamente não é não saber o que está fazendo. O que ama apaixonadamente a toda hora fica planejando como agradar o amor, como surpreender o amor. Se você não é capaz de amar apaixonadamente não é capaz para o ministério presbiteral, pois não é capaz de dar a vida por amor. Você deve transpirar amor para as pessoas todas de tua comunidade paroquial. E amar significa querer o melhor para as pessoas.

“A Igreja é em Cristo como que o sacramento ou o sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (Constituição Lumen Gentium n.1) E porque ela tem esta missão de ser sinal de união com Deus e de unidade do gênero humano “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e angústias dos discípulos de Cristo” (Constituição Gaudium et Spes n1).

Comunhão e participação é o binômio que marcou Puebla. Agora Aparecida vai nos convidar para um discipulado e uma missionariedade que leve mais a sério esta proposta do Concílio nas duas constituições.

O Direito Canônico procurou expressar esta realidade de Igreja marcada pelo amor de Cristo. Veja-se o folheto e se medite muito sobre os direitos e deveres de todos os fiéis.

Como posso levar as pessoas da rede de comunidades que é a paróquia onde sirvo ao Senhor a descobrir o amor apaixonado de Cristo por toda e qualquer pessoa independente de sua situação de pecado ou não.

Façamos agora uma série de perguntas: Alguém já louvou a Deus porque eu existo aqui? Decepciono Deus com a doação que Ele fez dando-me como presente DELE para os que estão à minha volta? Como considero todas as pessoas que estão perto de mim? Elas também são um presente de Deus para mim? Já agradeci a Deus porque estão perto de mim (colegas de trabalho, crianças da catequese, pessoas da comunidade, os chatos, os simpáticos ... )? E se não estivessem aí como presentinho carinhoso de Deus ? Deus nos fez Mateus (dom de Deus) para todos os outros. Esta é uma parte importante de minha identidade: Eu sou Dom de Deus para todos sem exceção de ninguém Eu sou mateus para a comunidade onde estou? Sou um dom de Deus? A comunidade paroquial também acha que eu sou dom de Deus para ela? Eu ainda me alegro pelo fato de Deus ter confiado em mim ? Que Deus eu represento para a comunidade? Eu atraio o povo(catequizandos, pais, familiares) para Deus pelo meu modo de ser - agir e pensar - falar?

Juventude

INTRODUÇÃO:

Há quatro tipos de juventude:


1- Teórica: acentuada na força corporal, impulso à audácia. Época do crescimento do corpo com todas suas conseqüências no estado afetivo dos jovens. Brincadeiras de agressão corporal, força física, competição.


2- Intelectual: acentuada curiosidade em conhecer, aprender, Interessar-se por tudo... (nas brincadeiras sempre surgem coisas novas que aprenderam há pouco). É a época da qual os velhos dizem: “no meu tempo... se fazia assim”...


3- Juventude afetiva: tem características diferentes da infância, da adolescência. Mas traz toda a carga afetiva vivida lá: boa ou ruim ou imatura – vivencias da fase anterior que deveriam ter desaparecido com ela, mas que o indivíduo por imaturidade as traz para a faixa etária seguinte.


4- Espiritual: a juventude do corpo perece um dia; a intelectual também; só ficará a espiritual.


AUTOR: “Sois tão jovens quanto vossa fé, tão velhos quanto vossa dúvida, tão jovens quanto vossa autoconfiança, tão jovens quanto vossa esperança, tão velhos quanto vosso desânimo”.


EVOLUÇÃO NA FÉ


1- A criança: crê, mas não pensa.


2- O adolescente: pensa, mas não crê – começam as dúvidas.


3- O adulto: crê e pensa.


O adolescente, em matéria religiosa, é inseguro, descrente, como no resto de sua vida afetiva.


Por isto não basta dizer uma vez as verdades. É preciso repeti-las, sempre inserindo algum aspecto novo.


A meta de toda a pessoa é achar a Deus. Mas para encontrar-se com Deus ele deve antes se encontrar consigo mesmo.


Começaremos por isso, conhecendo o que nós somos...


Vocês acharão a Deus só depois de ter achado a vocês mesmos.


Achar o Deus que esta dentro de vocês, não fora: O Deus do céu, dos altares, da Bíblia...


Na escola vos é ensinado de tudo: menos o mais importante: O que vocês são, o vosso mundo interior.


Começaremos hoje uma longa expedição de exploração e conquista de nosso mundo interior. Não poderemos ver tudo aqui. Apenas começaremos.


Sto. Agostinho: ”Senhor, Tu estavas sempre dentro de mim. Mas eu não te achava porque te procurava sempre fora de mim”.


Vocês têm problemas... No grupo cada um irá recebendo resposta, solução...



JUVENTUDE AFETIVA


Adolescente: esta deixando de ser criança, mas ainda não é adulto. É fase passageira, período de passagem. Com ele é preciso fazer o que faz a alfândega: examinar qual a bagagem que ele pode levar para a idade adulta e qual devem deixar.


Chupetas: O adolescente pode estar levando muitos tipos de “chupetas” da infância. Estas podem passar para a idade adulta. Devem ficar na alfândega...


Quais são as “chupetas”?



TEMA:


1.Filho do pai e da mãe – irmão dos irmãos e irmãs – OS PAIS






2.Filho do Pai e da Mãe do céu – irmão de Jesus – Deus E MARIA.






3.Filho da Igreja – irmão de todos os batizados – cristão, católico.






Quem não viver bem estas 3 dimensões humanas é pessoas incompleta, imperfeita, com pouca felicidade...






ADOLESCÊNCIA


Levado do otimismo da infância.


É o desejo de participar de um mundo mais vasto, mas do seu modo: “com iniciativa pessoal”.


Luta para ser reconhecido e aceito pela sociedade adulta: é por isto que ele discute com paixão sobre suas opiniões com os adultos.


Desorientação, ansiedade: “não dá mais pé”, porque não se sente mais criança, mas também não se sente firme como adulto.


Se Sentido depreendido do mundo da infância e ainda não preso ao mundo adulto, agara-se ao que tem mais a mão: a sua pessoa, seu eu.


Desmorona-se o mundo idealista da infância...


Começa a constatar que os adultos, mesmo os pais não são tão perfeitos como quando ele, de pequeno imaginava...


Se ele se fixar demais nisto, crescerá um jovem pessimista, desconfiado, pouco capaz de estabelecer amizades e amar. Precisa ser advertido...


Uma compensação desta situação é pôr a sonhar a vida. É reação análoga à do bebe que não sendo satisfeito em seus desejos, põe-se a chupar o dedinho.


É solução prejudicial porque evitou o relacionamento com alguma pessoa.


“A falta de reconhecimento do pecado é um sintoma da debilidade da nossa relação com Deus.


Quando não se tem a presença de Deus se perde a noção do pecado”.



Papa Bento VI
O homem vale, o que é diante de Deus e nada mais.

São Francisco de Assis
“Com devoção te adoro, Latente divindade.

Que, sob essas figuras, Te escondes na verdade;
Meu coração de pleno, Sujeito a Ti, obedece,
Pois que, em Te contemplando, Todo Ele desfalece.
A vista, o tato, o gosto, Certo, jamais Te alcança;
Pela audição somente, Te crêem com segurança.
Creio em tudo o que disse, De Deus Filho o Cordeiro.
Nada é mais da verdade, Que tal voz, verdadeiro.”

(Parágrafo 1381-Catecismo da Igreja Católica)

Sorrir sempre



“Quando sou contrariada, Sorrir


Quando tenho uma decepção, Sorrir.

Quando recebo uma observação, Sorrir.

Quando os outros me são proferidos, Sorrir.

Quando uma coisa me custa, Sorrir.

Quando o meu esforço fracassar, Sorrir.

Quando o dever for mais difícil, Sorrir

Quando estou doente, Sorrir.

Quando sofro, Sorrir”.

(Santa Teresinha do Menino Jesus)