domingo, 12 de dezembro de 2010

creio

CREDO APOSTÓLICO

O que é : concordo com o que está dito em todas as afirmações e me alio à tradição dos antigos (dos apóstolos?).

Origem : do tempo apostólico? Conhecido na Didaqué (II século).


Creio

É uma afirmação. É também uma posição. Pode ser uma posição apenas ideológica, apenas intelectual, apenas ‘apenas’. É, sobretudo, uma atitude de adesão: não a um corpo de doutrinas, nem a uma instituição; é uma atitude de adesão ao Senhor Jesus Cristo de cujo amor sem medidas se faz uma experiência ímpar, impactante, duradoura. Quero marcar minha vida com esta afirmação.



Deus

Para muitos é apenas um ser superior que não tem identidade nem forma. Para outros origem e fim de tudo, a causa primeira de todas as coisas, mas sem envolvimento afetivo com nada. Para alguns é alguém que tem um amor paterno/materno (expressões humanas projetadas miticamente ao mundo do divino) sobretudo ao pobre, pois Deus não faz acepção de pessoas. É justamente o pobre que não tem como comprar Deus. Quando consigo encontrar-me com a miséria que sou lá encontro o amor de Deus, pois Ele mora comigo, não onde está meu orgulho, mas ... lá ... embaixo!, junto às minhas misérias.



Pai

Assim revelado por Jesus de Nazaré. O paizinho (Abba) é providente, é compaixão, é paciente, é reconciliador. Merece total confiança. Nunca vai poder querer nenhum mal. Este será sempre opção nossa. É preciso aceitar que Deus ame minhas misérias para então ter a audácia, como a doutora Santa Teresinha de Lisieux, de amar sem medidas a Deus, papai.



Todo poderoso

Nós olhamos para sua obra e ficamos maravilhados. Todas as coisas passam e só Ele permanece. O que Ele fez é lindo e muito bom. Ele fez um universo imenso, inatingível ao habitante da Terra. Segundo estimativas a extensão do Universo seria de 15 bilhões de anos/luz. (Sabemos que a luz tem a velocidade fantástica de 300 mil quilômetros por segundo. Ele tudo pode.



Criador

Houve uma evolução no Universo. Este teria iniciado do modo como o conhecemos hoje há 16 bilhões de anos com uma grande explosão de uma energia que estava superconcentrada. A Terra teria a idade de 5 bilhões de anos. A vida começou a existir sobre a Terra faz 4 bilhões de anos. Sinais da presença humana sobre a terra tem de 4 a 5 milhões de anos. Apesar desta evolução alguém deve ter dado o início e colocado uma força evolutiva em tudo.



Do céu

Não creio na imagem mítica que eu fazia de céu em tempos de criança e adolescência. Este céu, eu sei, não existe. Não tenho nenhuma prova da sua existência. É uma utopia (sem lugar). Aceito o sonho da humanidade por uma realidade além desta aqui na Terra. Aceito a palavra de Jesus de Nazaré a respeito desta realidade depois da morte. Será, seguramente, a grande surpresa para todos nós.



E da terra

A Terra é do Pai Criador. A humanidade foi encarregada de administrá-la e tornar a terra um paraíso para toda a humanidade. Ninguém é dono.



E

Uma conjunção não disjuntiva, nem comparativa simplesmente, mas uma comparativa de igualdade. Jesus é igual ao Pai. Nem mais nem menos!



Em Jesus Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário