domingo, 3 de abril de 2011


MOTIVAÇÃO (CONCEITOS)

            Em toda minha vida, se não passei, certamente haverei de passar por inúmeros conceitos, ainda mais se for falar envolvendo a motivação. Por assim dizendo se eu não possuir algum argumento, alguma tese a este respeito, ficarei apto a não ter uma boa motivação durante a minha vida. Uma coisa é certa, se não tiver um empenho que traga o desejo enorme em mim, será fácil a recaída em tese da minha vida, do meu ser.
            Um exemplo da auto eficácia ocorreu no ano de 2007, quando eu estava trabalhando numa metalúrgica de pequeno porte, onde sua produção era com a fabricação de ferramentas de corte, como facas, facões, entre outros. Em uma conversa rotineira com um amigo, ele passou está seguinte informação: Porque eu não iria fazer uma ficha na “Tramontina” onde estavam contratando pessoas para trabalhar na área de fundição? Naquele momento veio logo à cabeça que assim que terminasse o meu turno iria correndo agendar uma entrevista. Eu mal havia pensado, quando ele me disse: Marciano, você precisa estar com o ensino médio concluído. Imediatamente lembrei-me que naquele período estava no terceiro ano. Pensei, que, se eu me esforçasse bastante iria passar de ano e, quem sabe, na próxima etapa conseguirei entrar, pois lá tem um bom salário, boas condições de trabalho, vale alimentação, horas extras... Tudo o que na outra empresa não fornecia. Ouvindo isto não pensei duas vezes, comecei a estudar bastante para passar logo de ano, e me formar. Graças a Deus deu tudo certo. O fim de ano chegou, conclui o ensino médio e na etapa seguinte, que teve admissão na empresa, me escrevi e passei pela etapa decisiva. Comecei, então, a trabalhar feliz como “nunca”, pois consegui naquele instante alcançar o meu objetivo, por este motivo à auto eficácia foi importante, pois além de saber que não poderia entrar naquele momento, não desisti, mas pelo contrário fui à frente, e com todas as minhas forças alcancei meus objetivos finais. 
            A criatividade também esteve presente em alguns momentos da minha vida, seja na casa, no seminário ou na faculdade. Um bom exemplo que posso citar ocorreu quando eu vi uma maçã que estava na cozinha quase estragando. Logo pus em prática a minha criatividade e fiz um suco de “vitaminas”.
            Ao usar este método, estou evitando que a fruta vá para o lixo e, de outra maneira, estou aproveitando de uma “forma criativa”.
            Uma segunda representação se faz presente quando há algum trabalho para apresentar, como na faculdade, quando, na hora da apresentação, faço o uso da criatividade para que ela não se torne chata. Isto ocorre também no trabalho pastoral, como na catequese, onde, uma das formas que eu uso para catequizar é a dinâmica, ou seja, a criatividade para que eles entendam e conheçam melhor a palavra de Deus, sem se tornar uma catequese chata e desmotivada pelas crianças.

MOTIVAÇÃO

            Um exemplo bastante pessoal para esta questão está relacionado com o meu chamamento vocacional:
            Na vida, devemos ter várias motivações, sejam elas vocacionais ou trabalhistas, mas para poder auto realizar-se, ou seja, ser feliz, é necessários irmos em busca dos nossos sonhos; no meu caso não foi muito diferente, e foi em um desses momentos que recebi o convite para ingressar no seminário. Um convite de Deus. Foi então que surgiu-me uma dúvida, que me fez questionar se era exatamente isto que eu queria.  Eu estava trabalhando em uma empresa muito conceituada no mercado, que é a “Tramontina”, assim dizendo, eu já estava certo de que ia crescer na vida, mas não estava feliz, ou seja, motivado para este trabalho, está “missão”. Pressentia que teria que seguir o meu coração, aí neste momento tomei uma atitude fundamental na minha vida que foi sair da empresa e ingressar no seminário, como no chamado de Abraão: “deixa a tua terra, família, amigos, a tua casa e tudo mais o que te pertence para me seguir.” E foi isto que fiz. O que me deixou motivado nesta vida foi quando tomei esta decisão. O que mais me sustenta é o discernimento que obtive na “vida” de deixar tudo para seguir o meu coração. Não e fácil. Mas com motivação, perseverança, e sempre tendo na mente que vou ser sacerdote, me motivo cada vez mais, e isso traz-me uma sensação de que estou no caminho certo.

O anjo do senhor anunciou a Maria.
E ela concebeu do espirito santo.
Ave Maria.
Eis a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria
E o verbo se fez carne.
E habitou entre nós
Ave Maria
Rogai por nós santa mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de cristo.
Oremos:
            Infundi Senhor, a Vossa graça, em nossas almas, para que nós, que, pela Anunciação do Anjo, conhecemos a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e morte na cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.
Gloria (3x)
Nós vos agradecemos santíssima trindade por todas as graças, dons e privilégios que concedestes á virgem santíssima.
Santo anjo do senhor, meu zeloso e guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege me guarde me governe, me ilumine. Amem.
Dai-lhe senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpetua. Descanse em paz. Amem.
O nosso auxilio está no nome do senhor.
Que fez o céu e a terra.
Gloria ao pai ao filho ao espirito santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem.

Hoje meditaremos os mistérios Dolorosos...


No Primeiro Mistério Doloroso
Contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

            A oração de Jesus no Horto das Oliveiras nos ensina a deixar de lado a nossa vontade e a assumir a de Deus. “Pai se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua”. Nesta oração Cristo nos dá uma aula da verdadeira liberdade, ensinando-nos que só seremos livres em Deus, ou seja, cumprindo a sua vontade.                                                                    Vemos que na vida do homem, quando se falta Deus, ele busca suprir essa falta abusando de sua liberdade. Contudo, pensando que será feliz usufruindo supostamente de sua liberdade vive mergulhado em Modas, trabalho, dinheiro, vícios, e em tantos males que alimentam o seu orgulho e amor próprio. Mas sabemos que a humanidade só poderá encontrar repouso naquele que a criou.                         Poderemos encontrar um amigo que nos ame mais que Deus? Todo seu desejo e empenho é de que ninguém se perca, Ele só deseja nos fazer participantes de seus bens e de sua eterna e infinita felicidade. Depois que Deus ofereceu ao mundo a salvação em Seu Filho Jesus Cristo pela Igreja, poderá negar-nos alguma coisa? “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”(Rm 8,31). Se queremos ser agradáveis ao Senhor e levar neste mundo uma vida feliz e tranquila, devemos procurar estar unidos, sempre e em todas as coisas, à vontade do Senhor.                                                 Realmente, só se é livre em Deus, unido a Ele pela vontade. Mas, para nos tornarmos livres em Deus devemos nos fazer escravos. Quem é bom, diz santo Agostinho, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre. Jesus, Deus encarnado, aquele que por um ato de sua vontade criou o mundo, sendo livre, fez-se escravo para a remissão de nossos pecados. Ele misericordiosamente assume nossas faltas, abrindo a nós as portas do Céu.                                                       Peçamos a esse Jesus que nos ajude a nos desapegar dos desejos contrários a sua santa vontade, para que assim possamos ser inteiramente Dele, de forma que, sendo seus escravos por amor aqui na terra, cheguemos, junto a Ele, à glória do Céu.                    

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória (cantado), Ó meu Jesus...Meu Deus (cantado)...Santíssima Trindade











Segundo Mistério Doloroso
Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor
Toda a humilhação e dor de Jesus foram por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar, a medida do seu amor é amar sem medida. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.
Esta é a atitude frequente de todos os que buscam uma posição neutra entre o Bem e o mal: em situação crítica, preferem de certa maneira, sacrificar algo do Bem, em busca de um abrandamento do mal. Como em Jesus, Pilatos não encontrava crime algum, mandou-O flagelar.
Por este Mistério, peçamos por intercessão de Nossa Senhora a graça de sempre atender com entusiasmo e perfeição aos chamados de Deus, a fim de que não sigamos jamais o exemplo de Pilatos, mandando flagelar Jesus.
Tão logo ali ressoou a voz da Mãe do Verbo Encarnado, toda a família do Batista se viu cumulada de graças e bênçãos celestiais, numa primeira manifestação da inesgotável riqueza de benefícios e misericórdias que Jesus trazia ao mundo.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de estar sempre atentos à voz de Maria em nosso interior, e de uma ardente caridade para com nosso próximo.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória (cantado), Ó meu Jesus...Meu Deus (cantado)...Santíssima Trindade
















Terceiro Mistério Doloroso
Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Cada ponta de espinho... um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.
Os soldados conduziram-no ao interior do pátio, isto é, ao pretório, onde convocaram toda a coorte. Vestiram Jesus de púrpura, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram na sua cabeça. E começaram a saudá-lo: Salve, rei dos judeus! Davam-lhe na cabeça com uma vara, cuspiam nele e punham-se de joelhos como para homenageá-lo. Depois de terem escarnecido dele, tiraram-lhe a púrpura, deram-lhe de novo as vestes e conduziram-no fora para crucifica-lo (Mc 15, 16-20).
Sua sagrada face coberta de sangue... o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.
Rei e Deus verdadeiro, Jesus, depois de ter seu sacratíssimo corpo lacerado pelos açoites dos algozes, sofreu na sua fronte adorável o tormento dos espinhos. Esse suplício, de si tão doloroso, foi acompanhado de outros, como bofetadas, escarros, sarcasmos e blasfêmias dos soldados, segundo atestam os evangelistas.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de suportar com humildade e resignação as injúrias e ofensas, ainda que injustas, mantendo sempre - como Jesus - um alto senso de nossa dignidade.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória (cantado), Ó meu Jesus...Meu Deus (cantado)...Santíssima Trindade















Quarto Mistério Doloroso
Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário
 O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram suas chagas que chegavam até os ossos. A medida do seu amor foi amar sem medida.
Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam. Voltando-se para elas, Jesus disse: Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos. Porque virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram! Então dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! Porque, se eles fazem isto ao lenho verde, que acontecerá ao seco? Eram conduzidos ao mesmo tempo dois malfeitores para serem mortos com Jesus (Lc 23, 26-32).
Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me. As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.
Nosso Senhor Jesus Cristo, logo depois de condenado por Pilatos, tomou a cruz sobre os ombros para levá-la ao Calvário e nela morrer crucificado. Ele a carregou sem manifestar repugnância alguma. Antes, abraçou-a com amor indizível, porque desejava arvorar bem alto o estandarte sob o qual haveriam de se alistar seus seguidores nesta Terra. Sob o peso dela, Jesus alcançava nossa salvação; e com seu exemplo, dava-nos forças para abraçarmos nossa própria cruz, e assim vencermos as provas desta vida. E através da cruz que, com Ele, compartilharemos depois o Reino dos Céus.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a paciência, a coragem e a fortaleza necessárias para carregarmos todas as nossas cruzes.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória (cantado), Ó meu Jesus...Meu Deus (cantado)...Santíssima Trindade












Quinto Mistério Doloroso
Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
A cruz Sagrada seja a nossa luz... Todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. Jesus soube, com seu sacrifício, tirar o maior bem, a misericórdia, do maior mal, o pecado.
Eis a grandeza e o mistério de um Deus que se faz Homem e permite ser morto na cruz para redimir o gênero humano. Um só gesto seu seria suficiente para tal, entretanto preferiu entregar até a última gota de seu preciosismo sangue.
E que devemos fazer nós para retribuir tão divina bondade? Se "amor se paga com amor", só mesmo com um amor sem limites e exclusivo por Jesus e sua Mãe Santíssima, seremos justos para com nosso Salvador. Mas, não nos esqueçamos: não importa se são grandes as coisas que fazemos, mas se fazemos bem e por Cristo. Melhor ainda se fizermos por meio de nossa Senhora, ela com suas mãos virginais purifica nossas ações de toda macula, entregando-a a Jesus de modo doce e agradável, de forma que, seja-lhe irrecusável.
Portanto, peçamos a nossa Mãe que nos torne humildes e perfeitos, de forma que, passando por suas mãos, nossas ações sejam belas aos olhos de Deus. E que por seu intermédio recebamos a graça de nossa conversão, a perseverança no caminho de Deus e também o alívio para as almas do Purgatório.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória (cantado), Ó meu Jesus...Meu Deus (cantado)...Santíssima Trindade
Salve Rainha
Rezemos pelas intenções do santo Padre o papa e para a aquisição das santas indulgências.                    (Pai-nosso, Ave-Maria, Glória)
Coração Imaculado de Maria Rogai por nós
Bem aventurados Jacinta e Francisco Rogai por nós
Serva de Irmã Lúcia Rogai por nós