domingo, 3 de abril de 2011


MOTIVAÇÃO (CONCEITOS)

            Em toda minha vida, se não passei, certamente haverei de passar por inúmeros conceitos, ainda mais se for falar envolvendo a motivação. Por assim dizendo se eu não possuir algum argumento, alguma tese a este respeito, ficarei apto a não ter uma boa motivação durante a minha vida. Uma coisa é certa, se não tiver um empenho que traga o desejo enorme em mim, será fácil a recaída em tese da minha vida, do meu ser.
            Um exemplo da auto eficácia ocorreu no ano de 2007, quando eu estava trabalhando numa metalúrgica de pequeno porte, onde sua produção era com a fabricação de ferramentas de corte, como facas, facões, entre outros. Em uma conversa rotineira com um amigo, ele passou está seguinte informação: Porque eu não iria fazer uma ficha na “Tramontina” onde estavam contratando pessoas para trabalhar na área de fundição? Naquele momento veio logo à cabeça que assim que terminasse o meu turno iria correndo agendar uma entrevista. Eu mal havia pensado, quando ele me disse: Marciano, você precisa estar com o ensino médio concluído. Imediatamente lembrei-me que naquele período estava no terceiro ano. Pensei, que, se eu me esforçasse bastante iria passar de ano e, quem sabe, na próxima etapa conseguirei entrar, pois lá tem um bom salário, boas condições de trabalho, vale alimentação, horas extras... Tudo o que na outra empresa não fornecia. Ouvindo isto não pensei duas vezes, comecei a estudar bastante para passar logo de ano, e me formar. Graças a Deus deu tudo certo. O fim de ano chegou, conclui o ensino médio e na etapa seguinte, que teve admissão na empresa, me escrevi e passei pela etapa decisiva. Comecei, então, a trabalhar feliz como “nunca”, pois consegui naquele instante alcançar o meu objetivo, por este motivo à auto eficácia foi importante, pois além de saber que não poderia entrar naquele momento, não desisti, mas pelo contrário fui à frente, e com todas as minhas forças alcancei meus objetivos finais. 
            A criatividade também esteve presente em alguns momentos da minha vida, seja na casa, no seminário ou na faculdade. Um bom exemplo que posso citar ocorreu quando eu vi uma maçã que estava na cozinha quase estragando. Logo pus em prática a minha criatividade e fiz um suco de “vitaminas”.
            Ao usar este método, estou evitando que a fruta vá para o lixo e, de outra maneira, estou aproveitando de uma “forma criativa”.
            Uma segunda representação se faz presente quando há algum trabalho para apresentar, como na faculdade, quando, na hora da apresentação, faço o uso da criatividade para que ela não se torne chata. Isto ocorre também no trabalho pastoral, como na catequese, onde, uma das formas que eu uso para catequizar é a dinâmica, ou seja, a criatividade para que eles entendam e conheçam melhor a palavra de Deus, sem se tornar uma catequese chata e desmotivada pelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário