sábado, 2 de julho de 2011

13 de Junho: Santo Antônio de Pádua, Sacerdote e Doutor da Igreja

Fernando de Bulhões nasceu em 1195, em Lisboa de família guerreira de ascendentes dos cruzados. Entrou para a ordem dos cônegos regulares de Santo Agostinho em Lisboa.

Tendo contato com os frades Franciscanos por causa da caridade do convento que ele estava, os frades menores passavam para pedir esmola. Quem os atendia era Fernando e ao ouvir os testemunhos das missões que faziam o seu coração ia se enchendo de desejo de ir para a missão. Fernando faz o pedido para entrar na ordem dos frades franciscanos e ao conseguir foi para a missão na África, mas teve que voltar por causa da saúde.

Em 1221 participou do Capítulo Geral dos franciscanos onde pôde conhecer São Francisco de Assis. Recebeu na cidade de Forli a ordenação presbiteral onde os seus superiores descobriram um grande pregador. Foi o primeiro a ensinar teologia entre os franciscanos, tendo sido nomeado pelo próprio São Francisco.

Faleceu em 13 de Junho de 1231 no subúrbio de Pádua aos 36 anos de idade. Foi canonizado no dia de Pentecostes do ano seguinte pelo Papa Gregório IX. Recebeu o título de Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII em 1946 com a especificação de “Doutor Evangélico”.

Na iconografia é apresentado com um livro que faz referência ao seu conhecimento da Sagrada Escritura, com o Menino Jesus nos braços que quer lembrar a visita divina em um de seus freqüentes êxtases. Para nós, a atualidade do santo consiste na imitação de seu ideal de fidelidade ao evangelho e de seu zelo pelo diálogo com os que erram praticados por ele em sua curta vida.

Santo Antônio de Pádua rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário